CULTURA E POSICIONAMENTO POLÍTICO: A NARRATIVA NIKETCHE, DE PAULINA CHIZIANE, E O PAPEL REFLEXIVO DA OBRA

Autores/as

Palabras clave:

Empoderamento feminino, Cultura moçambicana, Paulina Chiziane, Niketche.

Resumen

A obra Niketche: uma história de poligamia, escrita por Paulina Chiziane (2002), retrata um percurso de autoconhecimento, empatia e empoderamento de mulheres na cultura moçambicana, que apresenta resquícios da colonização portuguesa visíveis no processo de cristianização da cultura africana, nas práticas sociais opressoras à população feminina e no apagamento da cultura local, por exemplo. Nesse sentido, a pesquisa busca analisar, a partir da visão do narrador e das personagens do texto de Chiziane, o processo de empoderamento feminino e de autoconhecimento em meio às influências culturais e sociais que permeiam o país, dando-se ênfase ao vivenciado pela personagem principal Rami, ao longo da trama. A partir de uma pesquisa bibliográfica crítico-reflexiva, são explorados os enlaces entre o empoderamento feminino e os aspectos culturais da sociedade moçambicana, a fim de compreender o processo de emancipação não só do colonialismo histórico, mas também do colonialismo entre as pessoas, que cultivam e impõem a cultura machista. Na leitura de Niketche, observa-se que a construção das personagens e a literatura contribuem positivamente para a reinterpretação e protesto diante da realidade das mulheres moçambicanas, uma vez que abre espaço para importantes reflexões, como a luta pelos direitos, o processo de autoconhecimento e o aspecto político implicado ao contexto da narrativa. Disso resulta, o papel político do romance, cujas proposições vão além de uma mera representação social de Moçambique, à medida que induz ao debate sobre temas que singularizam a história social e das mulheres do país.

Biografía del autor/a

Hellen Boton Gandin, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Mestranda em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI/FW.

Elisângela Bertolotti, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Doutoranda em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI/FW.

Ana Paula Teixeira Porto, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Doutora e mestre em Letras. Professora dos Programas do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)

Publicado

2021-08-20

Cómo citar

Boton Gandin, H., Bertolotti, E., & Teixeira Porto, A. P. (2021). CULTURA E POSICIONAMENTO POLÍTICO: A NARRATIVA NIKETCHE, DE PAULINA CHIZIANE, E O PAPEL REFLEXIVO DA OBRA. Revista Língua&Literatura, 23(41), 49–66. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/4026