O ENSINO DE LITERATURA HISPÂNICA NOS CURSOS PRESENCIAIS DE LICENCIATURA EM ESPANHOL DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DA REGIÃO GEOGRÁFICA INTERMEDIÁRIA 4302 – PELOTAS

Autores/as

  • Silvana de Matos Bandeira Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Palabras clave:

Ensino. Literatura Hispânica. Licenciatura presencial em Espanhol. Universidades Federais. Região Geográfica Intermediária 4302 – Pelotas.

Resumen

Resumo: O objetivo geral do artigo é comparar as disciplinas de Literatura Hispânica (semestre ofertado/carga horária/ementa/referências) dos cursos de Licenciatura em Letras – Espanhol, ofertados de forma presencial pelas Universidades Federais localizadas na Região Geográfica Intermediária 4302 – Pelotas3, a saber, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e Universidade Federal do Rio Grande (FURG). A região escolhida faz parte do bioma Pampa, que abrange também o território uruguaio e parte do território argentino. A população do Pampa apresenta muitos aspectos culturais em comum, que se refletem também na música e na literatura. A comparação se deu a partir do PPC (Projeto Pedagógico de Curso) e da grade curricular de cada curso. Ao final do trabalho, concluiu- se que, o fato das referidas Universidades pertencer ao Pampa praticamente não influi no ensino de Literatura Hispânica que os docentes em formação têm acesso, pois, entre as referências básicas das disciplinas obrigatórias de Literatura Hispânica dos cursos pesquisados, identificamos 45 obras publicadas na Espanha e apenas uma obra publicada na Argentina e uma obra no Uruguai.

 

Biografía del autor/a

Silvana de Matos Bandeira, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Possui graduação em Licenciatura Plena e Bacharelado em Geografia pela UFPel, Licenciatura em Letras - Espanhol e Literaturas de Língua Espanhola pela UFPel, especialização em Geografia (Geografia do Brasil) pela UFPel, especialização em Gestão Estratégica em EaD pelo Centro Universitário SENAC, especialização em Língua, Literatura e Ensino: Teoria e Prática pela FURG, mestrado em Geografia pela FURG (Linha de Pesquisa: Análise Urbano-Regional) e doutorado em Geografia pela UFRGS (Linha de Pesquisa: Análise Territorial). Atualmente é Assistente em Administração na UFPel, tutora a distância do curso de Licenciatura em Letras - Espanhol da UAB/UFPel e cursa Letras Tradução Espanhol/Português - Bacharelado, também pela UFPel.

Publicado

2021-08-20

Cómo citar

Bandeira, S. de M. (2021). O ENSINO DE LITERATURA HISPÂNICA NOS CURSOS PRESENCIAIS DE LICENCIATURA EM ESPANHOL DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DA REGIÃO GEOGRÁFICA INTERMEDIÁRIA 4302 – PELOTAS. Revista Língua&Literatura, 23(41), 87–101. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/3844