Aplicativos móveis para o aprendizado de idiomas: avaliações por usuários finais

Autores/as

Palabras clave:

Tecnologias, Aprendizado móvel, Aplicativos para aprendizagem de língua estrangeira.

Resumen

O ensino-aprendizagem de língua estrangeira por meio de aplicativos em dispositivos móveis se encontra em expansão, demandando maior cuidado na seleção e avaliação desses recursos. No presente trabalho, propõe-se a análise de resenhas publicadas no repositório virtual Google Play, nas quais os usuários finais apresentaram seus comentários sobre alguns dos aplicativos mais utilizados dessa categoria, com o objetivo de melhor conhecer as perspectivas dos usuários finais desses softwares a respeito de sua qualidade. Como instrumento teórico para essa análise, adotou-se a matriz avaliativa USÁVEIS, construída especificamente para avaliação de recursos para aprendizagem de língua estrangeira a partir das perspectivas dos usuários. Assim, os comentários os comentários publicados foram analisados a partir das demandas por ubiquidade, simplicidade, adequação, variedade, eficácia, interatividade e segurança, como critérios de qualidade desejáveis para recursos didáticos desse gênero.   

Biografía del autor/a

Luciana Nunes Viter, Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC)

Graduada em Letras (Português-Inglês) e especialista em tecnologias na educação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e em Tradução (Inglês-Português) pela Universidade Gama Filho (UGF). Mestra e doutora pelo Programa Interdisciplinar em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora de Língua Inglesa da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC).

Lilia Aparecida Costa Gonçalves, Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO)

Graduada em Letras (Português-Inglês) pela Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO) e especialista em Língua Portuguesa (UNIGRANRIO) e em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestra e doutoranda pelo Programa Interdisciplinar em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa Linguagem, Educação e Tecnologia da UFRJ (LINGNET). Professora do curso de Letras da UNIGRANRIO.

Publicado

2020-05-25

Cómo citar

Viter, L. N., & Gonçalves, L. A. C. (2020). Aplicativos móveis para o aprendizado de idiomas: avaliações por usuários finais. Revista Língua&Literatura, 21(38), 63–81. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/3499