NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM NA CIBERCULTURA: CONHECENDO OS ALICERCES QUE EMBASAM A FORMAÇÃO

Autores/as

  • Elisabete Cerutti URI/FW

Resumen

O presente estudo, de cunho qualitativo, buscou descrever, sob a luz da teoria, os saberes docentes em tempos ciberculturais, que passam a exigir uma postura profissional capaz de propiciar ao sujeito aluno uma maior interação com sua realidade local e com o olhar ao espaço virtual que, também, aproxima, informa e relaciona. Nesse sentido, a formação para esse novo contexto torna-se cada vez mais necessária. Discorremos, ao longo do texto, sobre tais saberes, destacando os desafios da profissão docente, acerca das tecnologias digitais e seu uso no ambiente educativo, o que requer uma identidade conceitual e metodológica. Como conclusão, destacamos que os saberes associados à epistemologia, as vivências e experiências, as competências técnicas e a mediação do conhecimento, são salutares à cibercultura, enquanto inserção de tecnologia digital, tendo em vista ambiência tecnológica do aluno.

Publicado

2020-05-25

Cómo citar

Cerutti, E. (2020). NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM NA CIBERCULTURA: CONHECENDO OS ALICERCES QUE EMBASAM A FORMAÇÃO. Revista Língua&Literatura, 21(38), 2–16. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/3473