IMAGENS PÓS-MODERNAS DE (DES)ESTRUTURAÇÃO IDENTITÁRIA EM O VENDEDOR DE PASSADOS

Autores/as

  • Benvinda Lavrador Universidade Felix Houphouet Boigny

Palabras clave:

Pós-modernidade, Angola, Romance, Personagem, Identidade.

Resumen

O artigo analisa as novas configurações da personagem no romance pós-moderno angolano tendo como corpus textual O Vendedor de Passados, de José Agualusa. Tendo em conta as características insólitas e desestruturantes evidenciadas pelas personagens principais, o estudo visa mostrar como estas buscam uma reestruturação interior permitindo novas leituras da modernidade. Assim, na moderna sociedade pós-guerra, o angolano procura um lugar ancorado em novas vivências e identidades. Nesta sociedade onde o parecer é mais importante que o ser e onde o passado e a marginalização social surgem como uma fatalidade, as personagens tentam recriar processos de reinvenção identitária. Confirmando os estudos de Hall sobre as identidades modernas fragmentadas, a reestruturação das novas identidades conduz as personagens a tornarem-se outros. Sendo a voz narrativa a de um animal que se irmana aos homens, o humano surge desvirtuado pela guerra e pela crueldade num mundo pós-moderno que parece estar às avessas.

Biografía del autor/a

Benvinda Lavrador, Universidade Felix Houphouet Boigny

Doutora em Literatura africana francófona pela Universidade de Coimbra (Portugal). Professora no Departamento de Estudos Ibéricos e Latino-Americanos da Universidade Felix Houphouet Boigny de Abidjan (Costa do Marfim)

Publicado

2020-08-04

Cómo citar

Lavrador, B. (2020). IMAGENS PÓS-MODERNAS DE (DES)ESTRUTURAÇÃO IDENTITÁRIA EM O VENDEDOR DE PASSADOS. Revista Língua&Literatura, 21(37), 63–77. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/3291