IMPACTOS DA DISSEMINAÇÃO DERRIDIANA NOS ESTUDOS CULTURAIS

Autores/as

Palabras clave:

Estudos Culturais, Disseminação, Diáspora, Sentidos

Resumen

Defendo que no campo dos signos, mesmo sob coerção hegemônico-ideológica, a cultura produz um número infinito de efeitos semânticos, sem, contudo, se deixar reduzir a um presente transcendental de origem simples. Busco refletir acerca de um “local” da cultura como disseminação e diáspora, ou seja, como um espaço intervalar, um entre-lugar sem presença sincrônica. Atravessada por descontinuidades, desigualdades e minorias, a cultura é signo que não para de produzir sentidos, o que, efetivamente impacta nos modos como se operacionalizam os Estudos Culturais.

Biografía del autor/a

ALEXANDRE DE OLIVEIRA FERNANDES, Instituto Federal da Bahia - IFBA Universidade Federal do Sul da Bahia

Alexandre de Oliveira Fernandes é Doutor em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade – PPGREC/UESB/Jequié. Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Educação das Relações Étnico-Raciais da Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB. Desenvolve e orienta estudos nas áreas de linguística, literatura, leitura e escrita, análise do discurso crítica, currículo e educação, semiótica, pós-estruturalismo, interculturalidade crítica, gênero, linguística queer, discursos que envolvem o culto aos orixás e as religiões de matrizes africanas, mitologia, antropologia das religiões, corpo, performance e formação da subjetividade. Estuda especialmente Michael Foucault e Jacques Derrida, Catherine Walsh e Judith Butler, Clifford Geertz e Homi Bhabha. Em 2017 foi aprovado para pós-doutorado oferecido pelo “Mestrado Profissional em História Profissional da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas” da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB/Caetité, desenvolvendo a pesquisa intitulada: “Axé: filosofia/epistemologia exuriana em textos de Ifá”, sob a supervisão do Professor Doutor Emanoel Luis Roque Soares.

Publicado

2019-02-04

Cómo citar

FERNANDES, A. D. O. (2019). IMPACTOS DA DISSEMINAÇÃO DERRIDIANA NOS ESTUDOS CULTURAIS. Revista Língua&Literatura, 20(36), 45–61. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/3097