LITERATURA, HISTÓRIA E CATARINA: A NARRATIVA DO DESLOCAMENTO EM RÉQUIEM PARA O NAVEGADOR SOLITÁRIO, DE LUÍS CARDOSO

Autores/as

Palabras clave:

Timor Leste, Literatura, História, Deslocamento, Luís Cardoso.

Resumen

A obra Réquiem para o navegador solitário, do timorense Luís Cardoso, não escapa à retratação dolorosa comum às literaturas contemporâneas das ex-colônias de Portugal. O Timor Leste foi colônia portuguesa durante cinco séculos, aproximadamente, e nunca teve a atenção devida da metrópole. O território foi um espaço relegado à insipidez do cotidiano histórico e serviu de depósito de pessoas não queridas na Metrópole. É nesse espaço que a jovem Catarina, a narradora, apresenta ao leitor uma colônia repleta de sujeitos deslocados em sua condição imaginária e, por outro lado, a resistência organizada e fantasmagórica dos nativos. Há duas personagens fundamentais na obra: uma, a narradora Catarina; a outra, o próprio Timor Leste, que estava à deriva antes da independência. É nesse contexto que se pretende evidenciar o deslocamento dos personagens que figuram na narrativa de Luís Cardoso.

Biografía del autor/a

Daniel Conte, Universidade Feevale.

Bolsista de produtividade em Pesquisa CNPq. Doutor em Literatura Brasileira, Portuguesa e Luso-africana pela UFRGS. Professor do curso de Letras, do Mestrado Profissional em Letras e do PPG em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale.

Andrea Czarnobay Perrot, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Literatura Brasileira pela Universiodade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Adjunta da Universidade Federal de Pelotas.

Marinês Andrea Kunz, Universidade Feevale

Doutora em Linguística e Letras pela PUC-RS. Professora titular da Universidade Feevale, onde atua no Curso de Letras, bem como no Mestrado em Processos e Manifestações Culturais e no Mestrado de Indústria Criativa. Atualmente é Diretora do Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, Semiótica, Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, narrativa, leitura, cinema e ensino

Publicado

2019-02-04

Cómo citar

Conte, D., Perrot, A. C., & Kunz, M. A. (2019). LITERATURA, HISTÓRIA E CATARINA: A NARRATIVA DO DESLOCAMENTO EM RÉQUIEM PARA O NAVEGADOR SOLITÁRIO, DE LUÍS CARDOSO. Revista Língua&Literatura, 20(36), 277–291. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/3061