PRÁTICA DE LEITURA EM ESTILIZAÇÃO VEICULADA NAS REDES SOCIAIS: OS MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA

Autores/as

  • Ana Lucia Rodrigues Guterra Universidade de Passo Fundo http://orcid.org/0000-0003-4396-1074
  • Ernani Cesar de Freitas Professor (Titular) de Ensino Superior na Universidade Feevale, Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais, e professor permanente no PPG em Letras na Universidade de Passo Fundo (RS). Integrante de conselhos editorias e parecerista ad hoc de revistas acadêmicas. Membro da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB), da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN); da Asociación Latinoamericana de Estudios del Discurso (ALED); da Asociación de Lingüística y Filología de América Latina (ALFAL); da Association Analyse des Discours de l?Amérique Latine (ADAL/Paris); participante efetivo do GT ANPOLL- Linguagem, Enunciação e Trabalho.

Palabras clave:

Leitura. Multiletramentos. Estilização. Ensino Médio.

Resumen

Este trabalho tematiza a leitura e os multiletramentos no contexto escolar do Ensino Médio. O objetivo é propor a análise de uma imagem que circula nas redes sociais: Picasso e Dalí pintando um ovo, de David Vela, visando aplicar a atividade na sala de aula. O estudo justifica-se porque é visível o ritmo acelerado devido às novas tecnologias – TICs, exigindo da escola a necessidade de incluir em seus currículos novos letramentos já que isso tem gerado novas formas de leitura e interação, e, consequentemente, novos gêneros discursivos e/ou hibridização dos já existentes. A base teórica do estudo fundamenta-se principalmente nos seguintes autores: Bakhtin (2016), Rojo (2012) e Santaella (2004, 2010, 2013). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental. Como resultado parcial, destaca-se a utilização de estilização no ensino de língua materna como um dos tipos textuais que pode auxiliar no processo de desenvolvimento da leitura significativa, em especial letramento/multiletramento de alunos no Ensino Médio.

Biografía del autor/a

Ana Lucia Rodrigues Guterra, Universidade de Passo Fundo

Possui graduação em Letras pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões(RS) Campus FW (1991)e especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela mesma universidade, realizou especialização Gestão de Polos pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Mestra em Letras Área de concentração: Literatura comparada- URI. Doutoranda em Letras pela Universidade de Passo Fundo.

Ernani Cesar de Freitas, Professor (Titular) de Ensino Superior na Universidade Feevale, Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais, e professor permanente no PPG em Letras na Universidade de Passo Fundo (RS). Integrante de conselhos editorias e parecerista ad hoc de revistas acadêmicas. Membro da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB), da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN); da Asociación Latinoamericana de Estudios del Discurso (ALED); da Asociación de Lingüística y Filología de América Latina (ALFAL); da Association Analyse des Discours de l?Amérique Latine (ADAL/Paris); participante efetivo do GT ANPOLL- Linguagem, Enunciação e Trabalho.

Pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - PUC-SP/LAEL (2011); Doutor em Letras, área de concentração Lingüística Aplicada (PUCRS/2006); Mestre em Lingüística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS/2002). Possui graduação em LETRAS - Português/Inglês e respectivas Literaturas, pelo Centro Universitario La Salle (1999). Experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Linguística Aplicada, nos temas relacionados à linguagem e trabalho, texto e discurso, leitura e formação do leitor; na área da Comunicação e cultura: comunicação socio-organizacional, cultura e identidade. Cursou MBA Gestão Empresarial na UFRGS e MBA Executivo na FGV-RJ. 

Publicado

2020-05-25

Cómo citar

Rodrigues Guterra, A. L., & de Freitas, E. C. (2020). PRÁTICA DE LEITURA EM ESTILIZAÇÃO VEICULADA NAS REDES SOCIAIS: OS MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA. Revista Língua&Literatura, 21(38), 147–165. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/2995