PERCURSOS DO CONTO A PARTIR DO SÉCULO XIX: TRILHANDO AS TENDÊNCIAS DOMINANTES DO GÊNERO

Autores/as

  • Ricardo Sobreira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Palabras clave:

Conto. Enredo. Fragmentação. Tédio.

Resumen

O presente artigo empreende uma discussão das principais características estéticas e formais do conto a partir da consolidação do gênero, ocorrida na primeira metade do século XIX, até o advento do pós-modernismo. O estudo mostra não apenas a mudança de uma dominante epistemológica para uma dominante ontológica na ficção, mas também analisa como valores convencionais do gênero como unidade temática, enredo linear e trama “interessante” vão progressivamente dando lugar à fragmentação, à falta de gradação tensiva e à construção deliberadamente “tediosa” da narrativa.

Biografía del autor/a

Ricardo Sobreira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Mestre e doutor em Letras pela UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, com realização de estágio de um ano na University of Louisville, nos Estados Unidos. Atualmente é Professor Adjunto IV da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades da UFVJM e Professor-orientador permanente do Mestrado Profissional Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFVJM, campus de Diamantina – MG.

Publicado

2017-12-17

Cómo citar

Sobreira, R. (2017). PERCURSOS DO CONTO A PARTIR DO SÉCULO XIX: TRILHANDO AS TENDÊNCIAS DOMINANTES DO GÊNERO. Revista Língua&Literatura, 35(20), 165–185. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/2885