“UMA TERRÍVEL BELEZA NASCEU”: O LEVANTE DA PÁSCOA EM “PÁSCOA, 1916” DE WILLIAM BUTLER YEATS

Autores/as

  • Leide Daiane de Almeida Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maria Rita Drumond Viana

Palabras clave:

Poesia, Yeats, Levante de Páscoa.

Resumen

Este artigo tem o objetivo de analisar como o poeta e dramaturgo irlandês William Butler Yeats representa um acontecimento histórico em um dos seus poemas. Trata-se de “Easter,1916” escrito semanas depois do Levante da Páscoa, revolução armada que tinha entre seus participantes professores, poetas e escritores. Yeats é o autor do poema que se estabeleceu como o mais emblemático sobre o Levante. O poema é construído através de uma série de alusões e metáforas. Por isso, a análise deste poema teve a finalidade trazer mais informações sobre o Levante e sua implicação na história da Irlanda. Tomando como ponto de partida o exercício de análise do poema, chegamos à reflexão a respeito da estreita relação entre literatura e história, relação esta que se mostra profícua se colocada em contraponto com o estudo individual dessas duas áreas do conhecimento.  

Biografía del autor/a

Leide Daiane de Almeida Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda na área de Teoria, Crítica e História da tradução pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da Universidade Federal de Santa Catarina; Mestre em Estudos Linguísticos e Literários em Língua Inglesa também pela UFSC; Especialista em Educação a Distância pela Universidade do Estado da Bahia; Licenciada em Letras Inglês e Literaturas correspondentes também pela Universidade do Estado da Bahia. E-mail: daiane.deao@gmail.com.

Maria Rita Drumond Viana

É professora do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da Universidade Federal de Santa Catarina (DLLE/UFSC). Possui doutorado pela Universidade de São Paulo,(USP); Possui mestrado em Literatura de Língua Inglesa pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade Federal de Minhas Gerais (Pós-Lit/UFMG), onde também se graduou em Letras: Inglês. Tem experiência na área de literatura, com ênfase nas literaturas de língua inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura irlandesa, W. B. Yeats (1865-1939), gêneros não ficcionais, epistolografia, romantismo e modernismo ingleses, e tradução literária. 

Publicado

2020-08-04

Cómo citar

Oliveira, L. D. de A., & Viana, M. R. D. (2020). “UMA TERRÍVEL BELEZA NASCEU”: O LEVANTE DA PÁSCOA EM “PÁSCOA, 1916” DE WILLIAM BUTLER YEATS. Revista Língua&Literatura, 21(37), 5–15. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/2845