FORMAS CONTEMPORÂNEAS DE COMUNICAÇÃO E SEUS "NOVOS" AUTORES: QUESTÕES ÉTICAS SOBRE A PRODUÇÃO DISCURSIVA

Autores/as

  • Vitor Vieira Ferreira Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palabras clave:

discurso, ética, comunicação

Resumen

Em nosso trabalho, partimos inicialmente do conceito de autor, contrastando-o com outros conceitos mais recorrentes no campo dos Estudos do Discurso (como por exemplo “enunciador” ou “sujeito”) e verificamos em que medida se pode falar em novas formas de autoria. Neste sentido, ganham destaque as especificidades das formas de comunicação mediada por computador, tão presentes em nosso cotidiano. Estas formas de comunicação apresentam traços de acessibilidade bastante relevantes e que permitem a um número cada vez mais amplo de indivíduos um grau de publicidade de seus produtos discursivos até certo ponto inédita. Este cenário, conforme propomos, apresenta uma dimensão ética que deve ser observada na medida em que tal nível de publicidade insere os “novos autores” em redes discursivas mais amplas e com implicações extradiscursivas mais complexas.

Biografía del autor/a

Vitor Vieira Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando e mestre em Linguística Aplicada pela UFRJ. Trabalhou como professor substituto de Alemão na Faculdade de Letras da UFRJ. É membro do Grupo de Pesquisa Linguagem e Discursos da História (LIEDH). Tem como como principais áreas de estudos os Estudos do Discurso, Filosofia da Linguagem e a literatura de Ficção Científica, especialmente a produzida no Brasil.

Publicado

2018-04-12

Cómo citar

Vieira Ferreira, V. (2018). FORMAS CONTEMPORÂNEAS DE COMUNICAÇÃO E SEUS "NOVOS" AUTORES: QUESTÕES ÉTICAS SOBRE A PRODUÇÃO DISCURSIVA. Revista Língua&Literatura, 19(34), 98–119. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/2684