O SOM QUE VEM DA RUA: AS CIDADES NO DISCURSO DAS CANÇÕES “SAUDADE DE ITAPOÔ, DE DORIVAL CAYMMI, E “ESTAÇÃO DERRADEIRA”, DE CHICO BUARQUE

Autores/as

  • José Wanderson Lima Torres UESPI - Universidade Estadual do Piauí
  • Alfredo Werney Lima Torres

Resumen

As cidades sempre estiveram presentes no discurso da canção popular brasileira, que é um gênero musical eminentemente urbano. Partindo do conceito de cidade na perspectiva de autores como Roland Barthes (1987), Néstor García Canclini (2005) e Herom Vargas (2015), este artigo pretende compreender as estratégias discursivas e musicais utilizadas por Chico Buarque e Dorival Caymmi para representar o Rio de Janeiro e a Bahia, respectivamente. A partir da análise das canções “Estação derradeira” (Chico Buarque) e “Saudade de Itapoã” (Dorival Caymmi), notamos que há um contraste entre o olhar do compositor carioca e o do baiano. Este sempre evita as oposições e a crítica, sinalizando uma Bahia pré-industrial e pré-moderna, um lugar mítico onde o homem convive em total harmonia com a natureza; enquanto aquele, pautado por um olhar mais dialético e por uma visão crítica da cultura e da sociedade, revela os variados contrastes sociais que existem na formação do Rio de Janeiro.

Publicado

2017-02-15

Cómo citar

Lima Torres, J. W., & Lima Torres, A. W. (2017). O SOM QUE VEM DA RUA: AS CIDADES NO DISCURSO DAS CANÇÕES “SAUDADE DE ITAPOÔ, DE DORIVAL CAYMMI, E “ESTAÇÃO DERRADEIRA”, DE CHICO BUARQUE. Revista Língua&Literatura, 18(32), 124–145. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/2388