O riso desconcertante em Il fu Mattia Pascal: lições de umorismo
Palabras clave:
Pirandello, Mattia Pascal, umorismoResumen
O escritor siciliano Luigi Pirandello foi um hábil administrador de sua obra. Por intermédio de personagens que migram de uma tipologia textual para outra, romances, poesias, contos, peças e ensaios críticos se conectam perfeitamente. Um dos exemplos dessa sincronia é a relação entre o romance Il fu Mattia Pascal e o ensaio L’Umorismo. O primeiro se configura como um experimento artístico que, nos primórdios do século XX, contrariou o objetivismo do Naturalismo; o segundo é o texto teórico que explica o umorismo (estética que norteou toda a produção de Pirandello), o qual consiste em uma atividade reflexiva que propõe uma desestabilização dos ideais de arte como um esquema logicamente ordenado. Neste trabalho, buscamos apontar características do protagonista de O falecido Mattia Pascal que o aproximam da ideia de arte umoristica de Pirandello.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Língua & Literatura foi licenciada com uma Licença CreativeCommons - Atribuição Não Comercial – Sem derivados 3.0 Não Adaptada.
Língua & Literatura não passa a deter os créditos sobre ensaios publicados. Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.