A HISTÓRIA OCULTA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A NARRATIVA POLICIAL
Palabras clave:
Narrativa policial, pós-modernismo, metaficçãoResumen
O presente artigo pretende descrever as transformações da narrativa policial, desde sua origem até o estabelecimento da narrativa policial pós-modernista. Desde o século XIX, a narrativa policial é geralmente considerada um exercício de lógica. No século XX, porém, ela tomou dois caminhos diferentes: por um lado, na época de ouro do policial inglês, enfatiza-se seu caráter lúdico e escapista; do outro, a ficção noir pretende ser mais realista. Nos tempos atuais, a figura do detetive é uma adequada metáfora para o papel do leitor e do escritor, na medida em que representa questões fundamentais para a ficção narrativa contemporânea: a identidade, a intertextualidade ostensiva e, sobretudo, a metaficção.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Língua & Literatura foi licenciada com uma Licença CreativeCommons - Atribuição Não Comercial – Sem derivados 3.0 Não Adaptada.
Língua & Literatura não passa a deter os créditos sobre ensaios publicados. Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.