COM ROLAND BARTHES, REINVENTAM-SE VIDAS PULVERIZADAS

Autores/as

  • André Luis Mitidieri UESC/Bahia
  • Murillo César da Silva Silva UESC/Bahia

Palabras clave:

Biografema. Espaço biográfico. Escritura. Roland Barthes

Resumen

O presente artigo tem como objetivo delinear o percurso metodológico do teórico francês Roland Barthes em sua formulação conceitual acerca da ideia de “biografema”, na obra Sade, Fourier, Loyola. Para tanto, propomos um passeio pelo “espaço biográfico”, a partir da perspectiva da pesquisadora argentina Leonor Arfuch, na obra O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Baseados em metodologia qualitativa de caráter bibliográfico, partimos das discussões referentes a dilemas da subjetividade no “espaço biográfico”, as quais abarcam questões concernentes à (auto)biografia –  numa perspectiva macro –, e as estreitamos até chegarmos à noção de “biografema”, numa microabordagem da escritura de uma vida.

Biografía del autor/a

André Luis Mitidieri, UESC/Bahia

Graduado em Letras pela URCAMP e em História pela URI-FW. Mestre e doutor em Letras, área de concentração em Teoria da Literatura, pela PUCRS. Pós-Doutorado em Estudos Literários pela UFRGS. Professor Titular de Literaturas Vernáculas no Curso de Letras da UESC. Docente Efetivo de Literatura e História no Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado em Linguagens e Representações - na mesma instituição. Docente colaborador junto ao PPGL - Mestrado em Literatura Comparada - da URI-FW. Consultor ad-hoc da CAPES. Membro da Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC) e da Associação Internacional de Lusitanistas (AIL). Integrante do GT Homocultura e Linguagens da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). Vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado em Linguagens e Representações - da UESC.

Murillo César da Silva Silva, UESC/Bahia

Especialista em Ensino de Filosofia. Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Discente do Mestrado em Letras: Linguagens e Representações da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Integrante do grupo de pesquisa O Espaço Biográfico no Horizonte da Literatura (GPBIO/CNPq). Desenvolvemos este trabalho no âmbito do projeto de pesquisa (FAPESB/UESC) Homocultura e testemunho nas literaturas Argentina e Brasileira.

Publicado

2016-11-01

Cómo citar

Mitidieri, A. L., & Silva, M. C. da S. (2016). COM ROLAND BARTHES, REINVENTAM-SE VIDAS PULVERIZADAS. Revista Língua&Literatura, 17(29), 91–105. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/1831