O gênero jornalístico charge no letramento escolar
Resumen
Fundamentado nos pressupostos bakhtinianos a respeito da linguagem e gêneros discursivos, este artigo apresenta uma proposta didática com o gênero discursivo charge jornalística, visando a melhorias no ensino-aprendizagem da leitura. A proposta leva em conta quatro etapas principais: o estudo do gênero charge no âmbito jornalístico e social, o estudo da dimensão sócio-interacional da charge; estudo da dimensão verbal e não-verbal do gênero; reflexão sobre a reação-resposta do leitor e a produção de novos sentidos.Publicado
2012-04-27
Cómo citar
Teixeira, M. C., & Angelo, C. M. P. (2012). O gênero jornalístico charge no letramento escolar. Revista Língua&Literatura, 12(19), p. 89–108. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/147
Número
Sección
Artigos
Licencia
A Revista Língua & Literatura foi licenciada com uma Licença CreativeCommons - Atribuição Não Comercial – Sem derivados 3.0 Não Adaptada.
Língua & Literatura não passa a deter os créditos sobre ensaios publicados. Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.