TATUAGEM: O CORPO COMO LIVRO VIVO, UMA ANÁLISE COMPARATIVA DO CONTO “O TEXTO TATUADO” DE SÉRGIO SANT’ANNA E O FILME “O LIVRO DE CABECEIRA” DE PETER GREENAWAY

Autores/as

  • Raul Ignacio Arriagada Faculdade de São Bernardo

Palabras clave:

Literatura, Cinema, Intertextualidade, Sexo

Resumen

O presente artigo tem como objetivo fazer uma análise intertextual da obra O texto tatuado (conto) de Sérgio Sant'Anna e o filme O livro de cabeceira de Peter Greenaway. A análise entre as obras se faz pertinente por abordarem um tema comum: a tatuagem. Contudo a tatuagem a que Sant'Anna e Greenaway se referem não é uma tatuagem comum, é de expressão literária. Ambos os artistas exploram em suas obras o corpo humano como um campo de expressão no qual sensualidade, sexualidade e literatura andam juntas e é difícil separá-las. A tatuagem e a literatura ganham nestas duas obras uma dimensão que este artigo procurará estudar.

Biografía del autor/a

Raul Ignacio Arriagada, Faculdade de São Bernardo

Professor mestre e doutorando em Letras pela Universidade Mackenzie de São Paulo.

Área: letras

Publicado

2014-09-05

Cómo citar

Arriagada, R. I. (2014). TATUAGEM: O CORPO COMO LIVRO VIVO, UMA ANÁLISE COMPARATIVA DO CONTO “O TEXTO TATUADO” DE SÉRGIO SANT’ANNA E O FILME “O LIVRO DE CABECEIRA” DE PETER GREENAWAY. Revista Língua&Literatura, 16(26), 188–196. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/1287