O DESAFIO DE ESTIMULAR O GOSTO PELA LEITURA EM CRIANÇAS PEQUENAS

Autores/as

Palabras clave:

Livro. Criança. Cultura.

Resumen

O ato de ler deve ser compreendido primeiramente como uma forma de apropriação da própria cultura. A educação pensada como algo intencional foi primeiro concebida pelos gregos. No que diz respeito a concepção de Infância foi Rousseau quem primeiro defendeu as suas especificidades. Platão denominou de formação o ato de educar. Na pólis através da construção do cidadão pensava-se conseguir a estruturação do Estado ideal. Dentre os pressupostos da paideia grega estava o entendimento da formação do ser através dos valores éticos e políticos. A escola tem fundamental importância no que diz respeito a esta função, isto considerando o seu papel no sentido de garantir a transmissão do conhecimento permeando as gerações visando assim a manutenção da cultura. Vivemos atualmente na era digital, assim, constitui um desafio fomentar nas crianças o gosto pela leitura, considerando o livro, mais especificamente o livro impresso como uma ferramenta cultural.

Biografía del autor/a

Marieli Paim de Lima, UNIPLAC

Formação inicial a nível de Ensino Médio no Magistério. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2005), duas Especializações, sendo uma em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Castelo Branco (2007) e a segunda em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Diretora E.M.E.I. Governador Synval Guazzelli, anteriormente nesta mesma instituição atuou como Coordenadora Pedagógica e como Vice-Diretora. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação. Desde 2015 atua como Membro do Conselho Municipal de Educação de Vacaria/RS. Atualmente aluna do Curso de Mestrado em Educação na categoria Aluna em Regime Especial na Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), onde cursou no primeiro semestre a disciplina de Fontes e Tendências do Pensamento Educacional e cursa atualmente no segundo semestre a disciplina de Laboratório de Produção Científica. Pretende dar seguimento ao Mestrado como aluna Regular no ano de 2019 na Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC).

Publicado

2020-05-25

Cómo citar

de Lima, M. P. (2020). O DESAFIO DE ESTIMULAR O GOSTO PELA LEITURA EM CRIANÇAS PEQUENAS. Revista Língua&Literatura, 21(38), 184–194. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/3160