LITERATURA: UM ESTUDO DE CASO DA LEITURA DOS CLÁSSICOS BRASILEIROS NO ENSINO MÉDIO

Autores/as

  • Emilio Davi Sampaio Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Eliza da Silva Martins Peron Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palabras clave:

Leitura. Literatura. Clássicos brasileiros. Estudo de caso.

Resumen

Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa realizada em duas escolas localizadas no município de Dourados - MS sobre a leitura dos romances clássicos. Com o objetivo de preservarmos a identidade das instituições, denominamos as escolas como A e B, sendo que a escola A pertence à rede pública de ensino e a escola B à rede privada. Como método de investigação, aplicamos questionários com questões fechadas e abertas aos alunos do terceiro ano do ensino médio. Este material nos permitiu uma abordagem da situação atual da leitura dos romances clássicos. A partir desses dados e, pautados em alguns estudiosos do tema, foi possível descrever a realidade de forma ampla a fim de evidenciar o que esses jovens leitores, estudantes do ensino médio, têm a nos dizer, sobre suas leituras ou não leituras dos romances clássicos brasileiros.

Biografía del autor/a

Emilio Davi Sampaio, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - (UFRGS). Professor da Graduação e Pós-graduação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - (UEMS).

Eliza da Silva Martins Peron, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutoranda em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Técnica de Nível Superior da Universidade Estadual de Mato Grosos do Sul (UEMS) e professora da rede Estadual de Ensino.

 

Publicado

2020-05-25

Cómo citar

Sampaio, E. D., & Peron, E. da S. M. (2020). LITERATURA: UM ESTUDO DE CASO DA LEITURA DOS CLÁSSICOS BRASILEIROS NO ENSINO MÉDIO. Revista Língua&Literatura, 21(38), 166–183. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/2548