UM GOLPE DE ESTADO CONTRA O ANTIGAMENTE: A VELHICE EM A VARANDA DO FRANGIPANI, DE MIA COUTO
Palabras clave:
Mia Couto, Idosos, Moçambique, Independência, Gerra CivilResumen
Neste artigo, procuramos entender, a partir da leitura do romance A varanda do frangipani, a discussão que Mia Couto faz sobre o contexto responsável pela crescente desvalorização do lugar social dos idosos em Moçambique. Rastreando esse contexto, chegamos a vários fatores, dentre eles, uma conjuntura maior que articula uma mudança na relação entre a sociedade e as práticas e autoridades tradicionais. Desde o período colonial, chefaturas e práticas tradicionais estão sob o influxo de políticas que desconsideram o espaço da tradição em território moçambicano. Após a guerra civil, o Estado tentou incorporar as chefaturas tradicionais à administração, mas essa medida não gerou uma participação efetiva desses grupos. O romance de Mia Couto discute esse panorama complexo a que o lugar dos idosos e a memória que representam estão associados.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Língua & Literatura foi licenciada com uma Licença CreativeCommons - Atribuição Não Comercial – Sem derivados 3.0 Não Adaptada.
Língua & Literatura não passa a deter os créditos sobre ensaios publicados. Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.