BARTHES, FOUCAULT E BAKHTIN: SOBRE A NOÇÃO DE AUTOR(IA)

Autores/as

  • Ilderlândio Assis de Andrade Nascimento Universidade Federal da Paraíba
  • Pedro Farias Francelino Professor Adjunto IV do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFPB. Vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFPB - PROLING.

Palabras clave:

Barthes, Foucault e Bakhtin. Autor(ia). Aproximações e distanciamentos. Diálogo.

Resumen

Este trabalho analisa a noção de autor(ia) em Barthes, Foucault e Bakhtin. Para isso, faz uma leitura dos principais escritos desses estudiosos com o objetivo de estabelecer aproximações e distanciamentos no que diz respeito à temática em questão. Barthes declara a morte do autor, o que o coloca numa posição diferente da de Bakhtin. Mas ocorrem aproximações entre esses, por exemplo, na importância dado ao outro, ao leitor, na construção do sentido do texto; no fato de entenderem a construção do texto a partir do diálogo com outros textos. Fora os distanciamentos, Barthes e Foucault aproximam-se, por exemplo, na noção de morte. Para Barthes, o nascimento do leitor deve pagar-se com a morte do Autor. Já Foucault mostra que o sujeito faz o papel do morto no jogo da escrita. O diálogo entre Barthes, Bakhtin e Foucault evidencia as nuances da noção de autor(ia), bem como sua importância para compreender o funcionamento das diversas manifestações da linguagem.

Biografía del autor/a

Ilderlândio Assis de Andrade Nascimento, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Pedro Farias Francelino, Professor Adjunto IV do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFPB. Vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFPB - PROLING.

Doutor em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco UFPE (2007). Mestre em Língua Portuguesa pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor Adjunto IV do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFPB. Vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFPB - PROLING. Professor do Curso de Letras Virtual da UFPB - Modalidade Ensino a Distância – EaD

Publicado

2016-11-01

Cómo citar

Nascimento, I. A. de A., & Francelino, P. F. (2016). BARTHES, FOUCAULT E BAKHTIN: SOBRE A NOÇÃO DE AUTOR(IA). Revista Língua&Literatura, 17(29), 58–77. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/1830