A CIDADE EXTRATERRITORIAL: FORTALEZA, SUA CENA CULTURAL E SEUS SENTIDOS IDENTITÁRIOS

Autores/as

  • Ivanaldo Oliveira dos Santos Filho Professor do PPGL da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte.
  • Emias Oliveira da Costa Universidade Estadual do Rio Grande do Norte.

Palabras clave:

Prática discursiva. Representação. Cidade.

Resumen

Embora esteja inserido num jornal cujas matérias noticiam territórios diversos, o Caderno 3 se volta exclusivamente para a cidade de Fortaleza. Os discursos que se veiculam a partir dos temas próprios do Caderno 3, permitem esboçar representações de um homem e uma cultura urbana. Identificar e descrever tais discursos acerca da cidade de Fortaleza apresenta-se como objetivo principal desse trabalho. Para tanto, foi necessário compreender o Caderno 3 enquanto prática discursiva; assim, Michel Foucault torna-se o principal aporte teórico desse artigo. Uma vez que se analisa um ‘discurso sobre a cidade’, os conceitos de espaço urbano e nomoespaço, bem como a própria concepção de cidade são indispensáveis à compreensão daquelas representações. Dessa forma, não se pode evitar uma perspectiva transdisciplinar, de modo que foram utilizadas noções oriundas de outros campos de pesquisa, especialmente os da ‘nova geografia cultural’, que estuda os fatores urbanos em sua dimensão simbólica, sociológica e filosófica.

Biografía del autor/a

Ivanaldo Oliveira dos Santos Filho, Professor do PPGL da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte.

Pós-Doutorado pela USP; Doutorado pela UFRN; Mestrado pela UFRN; professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte.

Emias Oliveira da Costa, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte.

Graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Especialização em Estudos Literário pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Mestrando do Programa de Pós-graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UERN).

Publicado

2014-09-05

Cómo citar

Santos Filho, I. O. dos, & da Costa, E. O. (2014). A CIDADE EXTRATERRITORIAL: FORTALEZA, SUA CENA CULTURAL E SEUS SENTIDOS IDENTITÁRIOS. Revista Língua&Literatura, 16(26), 38–58. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/1161