LEITURA E DIALOGISMO: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO

Autores/as

  • Marinês Andrea Kunz Universidade Feevale
  • Márcia Regina Santos de Souza Universidade Feevale

Palabras clave:

Leitura, Dialogismo, Literatura.

Resumen

Um dos problemas do ensino de leitura e de literatura na realidade escolar brasileira é, não raro, a falta de preparo teórico por parte dos professores para a elaboração de projetos de leitura adequados e interessantes, bem como o fato de os docentes não serem, efetivamente, leitores de literatura. Tal realidade redunda nos resultados sofríveis nos exames de proficiência leitora dos estudantes brasileiros, que não conseguem alcançar um patamar satisfatório de compreensão e interpretação. Diante disso, este artigo discute a leitura sob uma perspectiva dialógica, com base nas propostas teóricas do estudioso russo Mikhail Bakhtin. Entendendo a leitura como um processo dialógico, reflete-se sobre o ensino de leitura de textos literários e do papel do professor enquanto mediador de leitura. Para isso, analisa o poema Primeira Lição, de Lêdo Ivo, pelo viés do dialogismo e reflete, finalmente, sobre o ensino de leitura e de literatura.

Biografía del autor/a

Marinês Andrea Kunz, Universidade Feevale

Doutora em Letras pela PUCRS (2004), professora e pesquisadora do curso de Letras e do Mestrado em Processos e Manifestações Culturais e do Mestrado em Indústria Criativa, na Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, RS.

Márcia Regina Santos de Souza, Universidade Feevale

Especialista em Estudos da Linguagem e Mestranda em Processos e Manifestações Culturais, na Universidade Feevale.

Publicado

2014-04-11

Cómo citar

Kunz, M. A., & Santos de Souza, M. R. (2014). LEITURA E DIALOGISMO: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO. Revista Língua&Literatura, 15(25), 33–46. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/1056