A inclusão da realidade do afrodescendente no livro didático de língua materna: uma superação do passado escravo
Resumen
Este artigo objetiva analisar o modo como os livros didáticos têm representado o grupo étnico-racial negro e pardo em suas ilustrações. Um exame como este se faz premente, visto que, ao longo da história, percebe-se reiteradamente a retratação dos afrodescendentes como pessoas que fizeram parte de um passo histórico do Brasil, ocupando, normalmente, a posição de escravizados, fato que configura um quadro nocivo para este grupo e, ainda, para brasileiros de todas as etnias, haja vista a discriminação não ser benéfica à constituição identitária de nenhum povo. Depois de analisar duas coleções de livros didáticos destinados ao Ensino Fundamental, guiados por uma perspectiva sócio-histórica de ensinoaprendizagem, notamos que houve certo avanço na representação dos afro-brasileiros como integrantes da sociedade brasileira atual: estes figuram tanto nos estratos sociais mais baixos, como ocupando posições de sucesso, sendo que não há ênfase na representação de negros escravizados por parte de ambas as editoras.Publicado
2012-04-18
Cómo citar
Ribeiro, G. R. (2012). A inclusão da realidade do afrodescendente no livro didático de língua materna: uma superação do passado escravo. Revista Língua&Literatura, 11(17), p. 99–112. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/105
Número
Sección
Artigos
Licencia
A Revista Língua & Literatura foi licenciada com uma Licença CreativeCommons - Atribuição Não Comercial – Sem derivados 3.0 Não Adaptada.
Língua & Literatura não passa a deter os créditos sobre ensaios publicados. Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.