A inclusão da realidade do afrodescendente no livro didático de língua materna: uma superação do passado escravo

Autores/as

  • Giselle Rodrigues Ribeiro

Resumen

Este artigo objetiva analisar o modo como os livros didáticos têm representado o grupo étnico-racial negro e pardo em suas ilustrações. Um exame como este se faz premente, visto que, ao longo da história, percebe-se reiteradamente a retratação dos afrodescendentes como pessoas que fizeram parte de um passo histórico do Brasil, ocupando, normalmente, a posição de escravizados, fato que configura um quadro nocivo para este grupo e, ainda, para brasileiros de todas as etnias, haja vista a discriminação não ser benéfica à constituição identitária de nenhum povo. Depois de analisar duas coleções de livros didáticos destinados ao Ensino Fundamental, guiados por uma perspectiva sócio-histórica de ensinoaprendizagem, notamos que houve certo avanço na representação dos afro-brasileiros como integrantes da sociedade brasileira atual: estes figuram tanto nos estratos sociais mais baixos, como ocupando posições de sucesso, sendo que não há ênfase na representação de negros escravizados por parte de ambas as editoras.

Publicado

2012-04-18

Cómo citar

Ribeiro, G. R. (2012). A inclusão da realidade do afrodescendente no livro didático de língua materna: uma superação do passado escravo. Revista Língua&Literatura, 11(17), p. 99–112. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/105