O Sexto Sentido: suspense de longa metragem ou conto cinematográfico?
Abstract
O presente artigo propõe-se a analisar o rico diálogo interdisciplinar estabelecido entre a obra cinematográfica O Sexto Sentido, de M. Night Shyamalan, e a tradição da contística ocidental. Partindo da identificação, no texto fílmico, de elementos narrativos tradicionalmente associados ao conto literário, procuraremos demonstrar que, embora não se trate de uma adaptação de obra literária, esse instigante filme hollywoodiano vale-se de estratégias emprestadas à literatura na construção de sua narrativa de suspense. Ao relacionar-se com a própria tradição teórico-crítica do conto, portanto, O Sexto Sentido dá um passo além na relação entre cinema e literatura, em geral de natureza intertextual ou tradutória, elevando o diálogo interdisciplinar a novos e insuspeitados patamares de sofisticação.Published
2012-04-10
How to Cite
Indrusiak, E. (2012). O Sexto Sentido: suspense de longa metragem ou conto cinematográfico?. Revista Língua&Literatura, 8(12), p. 105–118. Retrieved from https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/61
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