Luís Cardoso e a vivência da diáspora: nota sobre a literatura de Timor Leste
Abstract
A literatura do Timor Leste, no contexto crítico no qual é ainda desconhecida, pressupõe elementos que são imprescindíveis à sua compreensão, desde a localização geográfica do território até o histórico de resistência às sucessivas invasões colonialistas.Nesse espaço, as palavras servem como instrumento de combate e constituem mais uma força na resistência à colonização e à conseqüente perda identitária advinda com os processos imperialistas. Crônica de uma travessia, obra de Luís Cardoso, considerado o primeiro romancista de Timor independente, traz em sua narrativa o constructo imaginário de uma nação emergente.
Published
2012-04-10
How to Cite
Pereira, C. (2012). Luís Cardoso e a vivência da diáspora: nota sobre a literatura de Timor Leste. Revista Língua&Literatura, 8(12), p. 37–48. Retrieved from https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/56
Issue
Section
Artigos
License
A Revista Língua & Literatura foi licenciada com uma Licença CreativeCommons - Atribuição Não Comercial – Sem derivados 3.0 Não Adaptada.
Língua & Literatura não passa a deter os créditos sobre ensaios publicados. Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.