LER COM OUTROS OLHOS: A LEITURA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL (PDVs)

Authors

  • Marcus Vinícius Liessem Fontana Universidade Federal de Santa Maria.

Abstract

A leitura, para uma pessoa com deficiência visual, tem obviamente características diferentes daquelas próprias de uma pessoa vidente. Neste artigo, procuro marcar algumas dessas diferenças, colocando em evidência as formas como uma pessoa com deficiência visual pode ter acesso à leitura: o braile, a mediação do outro, os arquivos sonoros. Em especial, procuro explicar como a Audioteca Virtual do Projeto Além da Visão busca disponibilizar arquivos em áudio online com leituras de textos literários para que pessoas com deficiência visual de qualquer lugar do mundo possam ter acesso à literatura em língua portuguesa e em língua espanhola. O objetivo do projeto, em parte, é permitir que estudantes destas duas línguas tenham acesso fácil a input linguístico, bem como a aspectos culturais que possam ajudá-las a desenvolver o gosto e a curiosidade pela língua. Mais que tudo, porém, espera-se promover às pessoas com deficiência visual a oportunidade de fruição da literatura, a experiência do prazer que um bom texto literário pode proporcionar, cumprindo com um dos mais importantes deveres das instituições públicas, que é o de criar condições de igualdade e inclusão social.

Author Biography

Marcus Vinícius Liessem Fontana, Universidade Federal de Santa Maria.

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas (2009) – Professor Assistente da Universidade Federal de Santa Maria.

Published

2014-04-11

How to Cite

Fontana, M. V. L. (2014). LER COM OUTROS OLHOS: A LEITURA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL (PDVs). Revista Língua&Literatura, 15(25), 47–66. Retrieved from https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/1188