NAS SENDAS DO ROMANCE: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE MALINCHE, DE LAURA ESQUIVEL

Authors

  • Maria Luana dos Santos Universidade Federal da Grande Dourados
  • Alexandra Santos Pinheiro Universidade Federal da Grande Dourados

Keywords:

Romance, Representação, Mundo-realidade

Abstract

Analisamos a obra Malinche (2006), de Laura Esquivel, seguindo os pressupostos teóricos bakhtinianos no que tange ao processo de estruturação do gênero romance. Ademais, trabalhamos com o conceito de representação na perspectiva estético-literária enquanto aclaradora da relação mundo-realidade. E, considerando a interdependência dos conceitos, buscamos compreender como a obra se constitui como um mecanismo de representação, assim como, desencadeia a possibilidade de apreensão de um sistema social. Tais considerações buscavam detectar a constituição identitária da comunidade mexicana a época do processo de colonização pelos espanhóis, e, que de um modo ou de outro acaba por refletir na formação social contemporânea.

Author Biographies

Maria Luana dos Santos, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UFGD), e, mestrado em andamento pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), na área de concentração em Literatura e Práticas Culturais.

Alexandra Santos Pinheiro, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui pós-doutorado pela Universidade de Jaén (Espanha), e, é professora do quadro permanente de docentes da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Published

2014-10-20

How to Cite

dos Santos, M. L., & Pinheiro, A. S. (2014). NAS SENDAS DO ROMANCE: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE MALINCHE, DE LAURA ESQUIVEL. Revista Língua&Literatura, 16(26), 197–212. Retrieved from https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/1181