O ESPAÇO E A MEMÓRIA NO ROMANCE BECOS DA MEMÓRIA (2017), DE CONCEIÇÃO EVARISTO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31512/1984-381X.2022.24.43.30-50

Keywords:

Espaço. Memória. Favela. Engenhos.

Abstract

Considerada uma obra onde unem-se relatos ficcionais de moradores de uma periferia às vésperas de um desfavelamento e, portanto, da desapropriação do espaço, Becos da Memória (2017) apresenta uma discussão inquietante acerca da memória, lugar, rotina de segurança, dentre outros. Assim, neste artigo propõe-se analisar com base nos preceitos teóricos-metodológicos de Gaston Bachelard, em A poética do espaço (1993), como a favela onde se passa o enredo do corpus textual no qual se versa a presente pesquisa é percebida pelas personagens como espaço de rememoração. Como conclusões, percebeu-se que o espaço da periferia é compreendido como um lugar que aflora a memória das personagens em relação às muitas situações do passado vividos nos campos de engenho – em referência a escravidão –, bem como de momentos que se passaram na própria periferia e quem tem relações diretas com o passado escravagista.

Author Biographies

Marcelo de Jesus de Oliveira, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Doutorando em Letras: Linguagens e Representações, na linha de pesquisa Literatura e Interfaces, pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2022-2026); mestre em Letras, na linha de pesquisa Literatura, História e Imaginário, pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2019-2021); especialista em Literatura Contemporânea, pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais - INTERVALE (2020) e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Arte, pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI (2020) e licenciado em Letras Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas da Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL (2016-2020). Atualmente, é integrante do Grupo de Pesquisa Literatura, História e Cultura: Encruzilhadas Epistemológicas (GPAFRO/UESC) e Ensino da Leitura, Escrita e Formação Docente (GELEF/UFMA). Tem experiência na área de Letras, com enfâse em literatura e relações étnicas e de gênero, onde desenvolve e orienta pesquisas que propunham re/pensar os sujeitos das dissidências, em especial mulheres negras, bichas, transsexuais e/ou travestis e prostitutas. 

Juliano Casimiro de Camargo Sampaio, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Pós-doutor em Educação (UNICAMP - CORPO-TEMPORALIDADE: a intuição como conhecimento no ensino de teatro), Pós-Doutor (INTENCIONALIDADE E AFETIVIDADE - A paisagem corporal-pessoal nos processos de construção de conhecimento no contexto de experiências corporais-estéticas), Doutor (AS ARTES CÊNICAS E O CONSTRUTIVISMO SEMIÓTICO-CULTURAL EM PSICOLOGIA - diálogos a partir da experiência corporal-estética em Composição Poética Cênica) e Mestre (DRAMATURGIAS CONSENSUAIS - a interação verbal no ato criativo) em Psicologia, pelo Instituto de Psicologia da USP; Bacharel em Artes Cênicas, pela UNICAMP; Licenciado em Teatro (Mozarteum); é professor adjunto em regime de dedicação exclusiva do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e professor permanente do Mestrado em Letras (Porto Nacional) da mesma universidade. Coordenador do CONAC (Grupo de pesquisa em Composição Poética Cênica, Narratividade e Construção de Conhecimento - CNPq/Brasil); foi presidente do Instituto de Arte e Cultura (UFT); responde como Diretor Artístico-Pedagógico do Eu-Outro Núcleo de Pesquisa Cênica (Tatuí-São Paulo - desde 2010), e como pesquisador do Laboratório de Interação Verbal e Construção de Conhecimento (IP/USP - desde 2008). Desenvolve pesquisas nas fronteiras entre as Artes Cênicas, a Psicologia (Construtivismo Semiótico-Cultural) e a Educação (em uma perspectiva filosófico-cultural), tomando como temas de interesse: Corporeidade, Composição Poética Cênica, Narrativa de Criação, Construção de Conhecimento e Desenvolvimento Afetivo-Cognitivo Humano. É vice-presidente da Federação de Arte Educadores do Brasil (FAEB).

Published

2023-02-15

How to Cite

Oliveira, M. de J. de, & Sampaio, J. C. de C. (2023). O ESPAÇO E A MEMÓRIA NO ROMANCE BECOS DA MEMÓRIA (2017), DE CONCEIÇÃO EVARISTO. Revista Língua&Literatura, 24(43), 30–50. https://doi.org/10.31512/1984-381X.2022.24.43.30-50