A AULA REVISITADA: A PESQUISA E O ENSINO NA PERSPECTIVA DE ROLAND BARTHES

Authors

  • Irene Jeanete Lemos Gilberto Universidade Católica de Santos

Abstract

Na Aula Inaugural proferida no Collège de France em 1977, Barthes propôs questões sobre o ensino e a pesquisa que ainda hoje são objeto de debate por parte de pesquisadores de diferentes áreas. Na área da educação, as reflexões trazidas por ele sobre a pesquisa e o papel do formador são vistas como contribuições importantes para se repensar metodologias de ensino e compreender o que significa a dialógica do processo de leitura e escritura. Na perspectiva de uma formação que ultrapasse a ‘fixação dos saberes’ e os determinantes da aprendizagem, o autor esboça nesse texto o desenho da complexidade como um dos caminhos possíveis para o ensino da literatura. É nessa perspectiva que o presente trabalho propõe o resgate desse texto de Barthes, no sentido de revisitar, no cenário da Aula, a complexidade proposta pelo autor e as novas maneiras de pensar o ensino e a formação.

Palavras-chave: Pesquisa; Ensino de Literatura; Metodologia

 

Author Biography

Irene Jeanete Lemos Gilberto, Universidade Católica de Santos

Doutora em Letras(USP-SP), docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da Universidade Católica de Santos.

Published

2016-11-01

How to Cite

Gilberto, I. J. L. (2016). A AULA REVISITADA: A PESQUISA E O ENSINO NA PERSPECTIVA DE ROLAND BARTHES. Revista Língua&Literatura, 17(29), 166–179. Retrieved from https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/1839