Recordações do escrivão Isaías Caminha: a tomada de consciência de uma invisibilidade insuspeita

Autores

  • Ana Claudia Costa Fontana Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Miguel Sanches Neto Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Identidade negra, Marginalização, Determinismo social.

Resumo

O romance de Lima Barreto Recordações do escrivão Isaías Caminha traz a representação da experiência de uma personagem mulata que, no século XX, vive à margem de uma sociedade que não a reconhece como pessoa. Descolada de seu ambiente de origem, o narrador-personagem vai, aos poucos, tomando consciência de sua invisibilidade e compreendendo que a exclusão a que é submetido justifica-se pela cor da sua pele. A obra deseja comprovar a inexistência de um determinismo biológico que justifique a falta de êxito dos negros nos mais variados campos e, em contrapartida, quer apresentar a tese de que tal insucesso se deve à má vontade das pessoas em geral em reconhecer os valores que os negros possuem. As considerações feitas sobre o romance estão embasadas nos estudos teóricos de Appiah (1997), Hall (2003, 2011) e Muranga (2006), que discutem questões identitárias relacionadas à raça e à marginalização.

Biografia do Autor

Ana Claudia Costa Fontana, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Possui graduação em Letras - Português pela Universidade Estadual de Ponta Grossa(1998). Pela mesma instituição, possui duas especializações, sendo a primeira emLiteratura Brasileira e a segunda em Língua, Literatura e Linguística: questões de textoe ensino, entre os anos de 2000 e 2007. Atualmente é professor titular da AssociaçãoMissionária de Beneficência, professora titular - Secretaria de Estado da Educação e está vinculado à UAB como professora-formadora na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em LínguaPortuguesa e Literatura II. Mestranda do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade (UEPG), sob orientação do Dr. Miguel Sanches Neto.

Miguel Sanches Neto, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Formado em Letras pela FAFIMAN (1984-1986), especializou-se em LiteraturaBrasileira na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Curitiba 1989. Cursou omestrado em Teoria Literária na Universidade Federal de Santa Catarina (1990-1992). Édoutor em Letras pela Unicamp (1994-1998) e professor-associado de literaturabrasileira na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Foi Diretor-Presidente daImprensa Oficial do Estado do Paraná (1999-2002), Pró-Reitor de Pesquisa e Pósgraduação(2003) e Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Culturais da UEPG (2006-2010).Tem publicado artigos, ensaios e livros sobre autores nacionais, entre eles Manoel deBarros, Dalton Trevisan e Cecília Meireles. Suas áreas de atuação universitária são:literatura brasileira (do romantismo à contemporaneidade); formação do leitor literário;crítica literária; revistas literárias.

Downloads

Publicado

2013-09-15

Como Citar

Costa Fontana, A. C., & Sanches Neto, M. (2013). Recordações do escrivão Isaías Caminha: a tomada de consciência de uma invisibilidade insuspeita. Revista Língua&Literatura, 15(24), 13–30. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/742