Dicionários para o ensino de língua materna: princípios e critérios de escolha
Resumo
Em razão do conjunto de informações que oferece, o dicionário é um instrumento didático privilegiado para o ensino da língua materna. Apesar de seu potencial didático, o dicionário é usado de modo limitado no ensino da língua materna. Em geral, o professor não está aparelhado para explorar a riqueza de informações lingüísticas constantes do dicionário e tampouco recebe orientações para escolher o dicionário mais apropriado a seu projeto pedagógico, já que os dicionários não são todos iguais e não devem ser escolhidos indistintamente. Diante disto, este artigo objetiva apresentar algunsprincípios e critérios orientadores de escolhas de dicionários por parte do professor, visando a facilitar e qualificar o trabalho com dicionários em sala de aula.
Publicado
2012-04-10
Como Citar
Krieger, M. da G. (2012). Dicionários para o ensino de língua materna: princípios e critérios de escolha. Revista Língua&Literatura, 7(10-11), p. 101–112. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/42
Edição
Seção
Artigos
Licença
A Revista Língua & Literatura foi licenciada com uma Licença CreativeCommons - Atribuição Não Comercial – Sem derivados 3.0 Não Adaptada.
Língua & Literatura não passa a deter os créditos sobre ensaios publicados. Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.