Debatendo temas polêmicos: uma maneira dinâmica de trabalhar a interculturalidade e desenvolver os conhecimentos linguísticos em sala de aula.
Palavras-chave:
Português como língua adicional, Interculturalidade, Debate de temas polêmicos.Resumo
Este artigo transcorrerá sobre o tema da interculturalidade em uma sala de aula de português como língua adicional. Para este fim apresentamos as atividades realizadas com uma turma de estrangeiros estudantes da UFMG (Universidade Federal de minas Gerais) debatendo temas intitulados polêmicos. Por meio das discussões e debates foi possível além de auxiliar no aprendizado de língua estrangeira de forma dinâmica e eficaz, acessar as diferenças culturais e sociais dos estudantes. Importante também ressaltar o papel do professor como mediador, incentivando e promovendo reflexões, assim como o de facilitador, apontando e corrigindo possíveis desvios na linguagem. Desta forma, este trabalho pretende apresentar uma perspectiva linguístico-cultural para ser desenvolvia em aulas de português como língua adicional, além de estimular reflexões sobre como trabalhar a interculturalidade em sala de aula multicultural.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Língua & Literatura foi licenciada com uma Licença CreativeCommons - Atribuição Não Comercial – Sem derivados 3.0 Não Adaptada.
Língua & Literatura não passa a deter os créditos sobre ensaios publicados. Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.