O CORPO NA ANÁLISE DE DISCURSO: MATERIALIDADE, LUGAR DE ENUNCIAÇÃO, SUBJETIVIDADE
Palavras-chave:
Corpo, Discurso, Subjetividade, Materialidade discursiva, Lugar de enunciação.Resumo
O presente trabalho objetiva apresentar um breve panorama de pesquisas em Análise Materialista de Discurso que abordem o corpo. São parte do trabalho alguns dos principais estudos em AD que trazem o corpo para o centro da reflexão. Com isso, a partir da base teórica proposta por Michel Pêcheux, construímos três caminhos possíveis para visualizar o corpo na teoria do discurso: a relação entre corpo e materialidade discursiva; a relação entre corpo e lugar de enunciação; e a relação entre corpo e subjetividade. Para que esses três caminhos possam ser percorridos, serão convocados conceitos basilares da teoria, tais como condições de produção, memória discursiva, formação imaginária e formação discursiva. Com a conclusão do trabalho, é possível afirmar que o corpo, na AD, possui relação íntima com a resistência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Língua & Literatura foi licenciada com uma Licença CreativeCommons - Atribuição Não Comercial – Sem derivados 3.0 Não Adaptada.
Língua & Literatura não passa a deter os créditos sobre ensaios publicados. Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.