O ENSINO DE LITERATURA HISPÂNICA NOS CURSOS PRESENCIAIS DE LICENCIATURA EM ESPANHOL DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DA REGIÃO GEOGRÁFICA INTERMEDIÁRIA 4302 – PELOTAS
Palavras-chave:
Ensino. Literatura Hispânica. Licenciatura presencial em Espanhol. Universidades Federais. Região Geográfica Intermediária 4302 – Pelotas.Resumo
Resumo: O objetivo geral do artigo é comparar as disciplinas de Literatura Hispânica (semestre ofertado/carga horária/ementa/referências) dos cursos de Licenciatura em Letras – Espanhol, ofertados de forma presencial pelas Universidades Federais localizadas na Região Geográfica Intermediária 4302 – Pelotas3, a saber, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e Universidade Federal do Rio Grande (FURG). A região escolhida faz parte do bioma Pampa, que abrange também o território uruguaio e parte do território argentino. A população do Pampa apresenta muitos aspectos culturais em comum, que se refletem também na música e na literatura. A comparação se deu a partir do PPC (Projeto Pedagógico de Curso) e da grade curricular de cada curso. Ao final do trabalho, concluiu- se que, o fato das referidas Universidades pertencer ao Pampa praticamente não influi no ensino de Literatura Hispânica que os docentes em formação têm acesso, pois, entre as referências básicas das disciplinas obrigatórias de Literatura Hispânica dos cursos pesquisados, identificamos 45 obras publicadas na Espanha e apenas uma obra publicada na Argentina e uma obra no Uruguai.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Língua & Literatura foi licenciada com uma Licença CreativeCommons - Atribuição Não Comercial – Sem derivados 3.0 Não Adaptada.
Língua & Literatura não passa a deter os créditos sobre ensaios publicados. Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.