METODOLOGIA PARA ENSINO DE LITERATURA: EM BUSCA DE ALTERNATIVAS DIALÓGICAS

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Literatura. Educação Literária. Metodologia de Ensino.

Resumo

Este trabalho apresenta reflexões teórico-metodológicas sobre o ensino de literatura, tendo em vista diálogos com as abordagens de Beach e Marshall (1991); Cereja (2005); Rouxel (2013); Silva (2005); Dalvi e Rezende (2011). São apresentados três eixos orientadores para o trabalho com a literatura, tais como:1) histórias/experiências de leituras literárias e práticas de letramentos literários dos professores; 2) histórias/experiências de leituras literárias e práticas de letramentos literários dos alunos; 3) ação docente em mediações/compartilhamentos de histórias/experiências de leituras literárias e práticas de letramentos literários na formação de “comunidades interpretativas”. (FISH, 1986). O ponto comum nas reflexões sobre metodologias de ensino de literatura deverá ser a interação entre professores e alunos, reconhecendo-se as trocas e os compartilhamentos de leituras, experiências e letramentos literários. É por meio de abordagens dialógicas e interativas que o ensino de literatura irá encontrar outros caminhos, cruzando com trilhas metodológicas mais atrativas na cultura digital.

Biografia do Autor

Ivanda Maria Martins Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Ivanda Maria Martins Silva

Doutora em Letras (UFPE). Professora Associada da UFRPE. Atua em cursos de graduação e pós-graduação na Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia da UFRPE.

Downloads

Publicado

2021-02-25

Como Citar

Silva, I. M. M. (2021). METODOLOGIA PARA ENSINO DE LITERATURA: EM BUSCA DE ALTERNATIVAS DIALÓGICAS. Revista Língua&Literatura, 22(40), 111–126. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/3343