IMAGENS PÓS-MODERNAS DE (DES)ESTRUTURAÇÃO IDENTITÁRIA EM O VENDEDOR DE PASSADOS

Autores

  • Benvinda Lavrador Universidade Felix Houphouet Boigny

Palavras-chave:

Pós-modernidade, Angola, Romance, Personagem, Identidade.

Resumo

O artigo analisa as novas configurações da personagem no romance pós-moderno angolano tendo como corpus textual O Vendedor de Passados, de José Agualusa. Tendo em conta as características insólitas e desestruturantes evidenciadas pelas personagens principais, o estudo visa mostrar como estas buscam uma reestruturação interior permitindo novas leituras da modernidade. Assim, na moderna sociedade pós-guerra, o angolano procura um lugar ancorado em novas vivências e identidades. Nesta sociedade onde o parecer é mais importante que o ser e onde o passado e a marginalização social surgem como uma fatalidade, as personagens tentam recriar processos de reinvenção identitária. Confirmando os estudos de Hall sobre as identidades modernas fragmentadas, a reestruturação das novas identidades conduz as personagens a tornarem-se outros. Sendo a voz narrativa a de um animal que se irmana aos homens, o humano surge desvirtuado pela guerra e pela crueldade num mundo pós-moderno que parece estar às avessas.

Biografia do Autor

Benvinda Lavrador, Universidade Felix Houphouet Boigny

Doutora em Literatura africana francófona pela Universidade de Coimbra (Portugal). Professora no Departamento de Estudos Ibéricos e Latino-Americanos da Universidade Felix Houphouet Boigny de Abidjan (Costa do Marfim)

Downloads

Publicado

2020-08-04

Como Citar

Lavrador, B. (2020). IMAGENS PÓS-MODERNAS DE (DES)ESTRUTURAÇÃO IDENTITÁRIA EM O VENDEDOR DE PASSADOS. Revista Língua&Literatura, 21(37), 63–77. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/3291