SOB OS SIGNOS DA EXCLUSÃO: CONFIGURAÇÕES DO CORPO, DA IDENTIDADE E DO DESEJO HOMOERÓTICO EM O FILHO DA MÃE
Resumo
Resumo: Este estudo tem por objetivo analisar a configuração do homoerotismo no romance O filho da mãe, de Bernardo Carvalho (2009). Para tanto, será investigado, principalmente, o modo como a escrita ficcional textualiza o corpo, as vivências e a subjetividade gay. A metodologia contempla os estudos teórico-críticos formulados por Foucault (2007), Butler (2001), Woodward (2007), Eribon (2008), dentre outros. Os resultados da análise apontam para uma problematização a respeito do (não)lugar ocupado socialmente por aqueles que destoam da “heteronormatividade”. A conclusão a que podemos chegar é que se torna, não apenas necessário, mas urgente dar voz a esses sujeitos estigmatizados, empoderá-los e rechaçar quaisquer formas de abjeção.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Língua & Literatura foi licenciada com uma Licença CreativeCommons - Atribuição Não Comercial – Sem derivados 3.0 Não Adaptada.
Língua & Literatura não passa a deter os créditos sobre ensaios publicados. Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.