FORMAS CONTEMPORÂNEAS DE COMUNICAÇÃO E SEUS "NOVOS" AUTORES: QUESTÕES ÉTICAS SOBRE A PRODUÇÃO DISCURSIVA
Palavras-chave:
discurso, ética, comunicaçãoResumo
Em nosso trabalho, partimos inicialmente do conceito de autor, contrastando-o com outros conceitos mais recorrentes no campo dos Estudos do Discurso (como por exemplo “enunciador” ou “sujeito”) e verificamos em que medida se pode falar em novas formas de autoria. Neste sentido, ganham destaque as especificidades das formas de comunicação mediada por computador, tão presentes em nosso cotidiano. Estas formas de comunicação apresentam traços de acessibilidade bastante relevantes e que permitem a um número cada vez mais amplo de indivíduos um grau de publicidade de seus produtos discursivos até certo ponto inédita. Este cenário, conforme propomos, apresenta uma dimensão ética que deve ser observada na medida em que tal nível de publicidade insere os “novos autores” em redes discursivas mais amplas e com implicações extradiscursivas mais complexas.
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