“AS BABAS DO DIABO”: CONFIGURAÇÕES DO FANTÁSTICO E DO DUPLO

Autores

  • Caroline de Morais Universidade de Caxias do Sul (RS)

Palavras-chave:

Literatura, Cortázar, Fantástico, Duplo.

Resumo

Resumo: O presente estudo faz um recorte acerca dos aspectos do fantástico e do duplo no conto “As babas do diabo”, escrito por Julio Cortázar. Dessa maneira, segue-se o percurso de leitura de acordo com o envolvimento proposto pelo narrador Roberto Michel, responsável pela atração do leitor para a narrativa. Neste sentido, investiga-se a importância do elemento fantástico sob os ensinamentos de Todorov (1979) e de Roas (2014), e também ressalta-se como a perspectiva do duplo se faz evidente no conto, utilizando-se, principalmente, dos estudos de Mello (2000). Ao final, quer-se reconhecer como esses princípios estão interligados e são imprescindíveis para a composição da narrativa em análise.

 

PALAVRAS-CHAVE: Cortázar. Fantástico. Duplo.

Biografia do Autor

Caroline de Morais, Universidade de Caxias do Sul (RS)

Doutoranda no Programa de Doutorado em Letras - Associação Ampla UCS/UniRitter na Universidade de Caxias do Sul. Bolsista CAPES. Atua como Professora de Língua Portuguesa, no Colégio Estadual Imigrante (4ª CRE - Caxias do Sul). Atua como Professora de Língua Portuguesa, na Escola São Vitor (Município - Caxias do Sul). Atua como Professora de Literatura, no Cursão Pré-Vestibular (Caxias do Sul). Atua como Tutora de Sala, no Curso de Letras, na Universidade Norte do Paraná, UNOPAR (Polo Caxias do Sul). Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade pela Universidade de Caxias do Sul (2009). Especialista em Educação a Distância pela Universidade Norte do Paraná, UNOPAR (2013). Graduada em Letras pela Universidade de Passo Fundo (2007).

Downloads

Publicado

2018-01-03

Como Citar

Morais, C. de. (2018). “AS BABAS DO DIABO”: CONFIGURAÇÕES DO FANTÁSTICO E DO DUPLO. Revista Língua&Literatura, 19(33), 299–315. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/2588