A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO NO GÊNERO CANÇÃO: UM ESTUDO COMPARATIVO DAS CANÇÕES CULTURA LIRA PAULISTANA DE ITAMAR ASSUMPÇÃO E TIEMPO DE HÍBRIDOS DE RODRIGO GONZÁLEZ

Autores

  • Silas Rodrigues Machado Universidade Federal da Integração Latino-Americana
  • Fernando Mesquita de Faria Universidade da Integração Latino-Americana

Palavras-chave:

Cancionista, Itamar Assumpção, Rodrigo González

Resumo

Resumo: Neste artigo é apresentado um estudo analítico e interpretativo das canções Cultura Lira Paulistana (1998) de Itamar Assumpção e Tiempo de Híbridos (1986) de Rodrigo González, buscando assim, estabelecer relações entre as obras musicais, pontuando as convergências e divergências existentes. Partindo da perspectiva que, no estudo do gênero canção, a materialidade verbal e a materialidade musical são indissociáveis – sob pena de ser transformado em outro gênero –, buscamos elementos contidos nesse diálogo. Para isso, apoiamo-nos no enfoque teórico produzido por Luiz Tatit sobre o estudo do cancionista.

Biografia do Autor

Silas Rodrigues Machado, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Possui Graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Atuou como professor do Estado de São Paulo no ensino fundamental. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Música, atuando principalmente com a Indústria fonográfica e os independentes de São Paulo nos anos 70/80. Mestrando em Literatura Comparada pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Bolsista do Programa de Demanda Social-UNILA de bolsas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

Fernando Mesquita de Faria, Universidade da Integração Latino-Americana

Professor Doutor em Teoria Literária da Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada na mesma Universidade, atuando nas áreas Estudos da Performance, Direção Teatral, Atuação Cênica e Teoria Teatral. Programa de Demanda Social-Unila de bolsas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

Downloads

Publicado

2018-04-12

Como Citar

Machado, S. R., & de Faria, F. M. (2018). A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO NO GÊNERO CANÇÃO: UM ESTUDO COMPARATIVO DAS CANÇÕES CULTURA LIRA PAULISTANA DE ITAMAR ASSUMPÇÃO E TIEMPO DE HÍBRIDOS DE RODRIGO GONZÁLEZ. Revista Língua&Literatura, 19(34), 40–54. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/2587