A “POÉTICA DO INVISÍVEL” EM EDUARDO COUTINHO: ANOTAÇÕES INICIAIS SOBRE BABILÔNIA 2000

Autores

  • Rafael de Almeida Moreira Mestrando em Letras do Programas de Mestrado em Letras da Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
  • Cilene Margarete Pereira UNINCOR

Palavras-chave:

Eduardo Coutinho, Poética do invisível, Babilônia 2000

Resumo

Este artigo objetiva apresentar uma reflexão sobre o documentário Babilônia 2000 (2001), de Eduardo Coutinho. As gravações aconteceram entre os dias 31 de janeiro de 1999 e primeiro de janeiro de 2000, em duas comunidades do Rio de Janeiro: Morro Chapéu Mangueira e Babilônia. No documentário, buscamos evidenciar a chamada “poética do invisível”, alicerçada na trajetória estético-política do diretor, que sempre privilegiou, em sua obra documental, a reflexão sobre os excluídos sociais. Em seus documentários, Coutinho pratica a visibilidade do invisível a partir de uma poética específica, perfazendo um sentido estético-político maior, de inserção social e existencial desses indivíduos, que se transformam, por meio do dispositivo fílmico do diretor, em seres de existência plena, protagonistas de outra história. 

Biografia do Autor

Rafael de Almeida Moreira, Mestrando em Letras do Programas de Mestrado em Letras da Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)

Possui graduação em Produção Audiovisual pela Universidade Vale do Rio Doce (2008). Especialista em Artes Visuais pelo Senac - MG (2010). MBA Profissional em Análise de Sistemas e Telecomunicações pela ESAB (2012). Técnico em Informática pela ETEIT-UNIVALE (2004). Já atuou como Diretor de Imagem, Editor de VT (Jornalístico e Comercial Publicitário) Gerente de Programação e Supervisor de Operações nas seguintes emissoras: TV UNIVALE (Universidade Vale do Rio Doce), TV Alterosa Leste de Minas Gerais (SBT), TV Alterosa Sul e Sudoeste de Minas Gerais (SBT) e Recminas (RECORD). 

Cilene Margarete Pereira, UNINCOR

Doutora em Teoria e História Literária pela UNICAMP; Professora de Teoria Literária e Literatura Brasileira do Programa de Mestrado em Letras da Universidade Vale do Rio Verde/Três Corações (UNINCOR); Autora de A assunção do papel social em Machado de Assis: uma leitura do Memorial de Aires (2007), editado pela Annablume em parceria com a FAPESP, de Jogos e Cenas do Casamento (2011), editado pelas Appris e Prismas.

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Publicado

2018-01-03

Como Citar

Moreira, R. de A., & Pereira, C. M. (2018). A “POÉTICA DO INVISÍVEL” EM EDUARDO COUTINHO: ANOTAÇÕES INICIAIS SOBRE BABILÔNIA 2000. Revista Língua&Literatura, 19(33), 274–298. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/2525