LOPE DE AGUIRRE: ASPECTOS DO NOVO ROMANCE HISTÓRICO LATINO-AMERICANO EM DAIMÓN (1978)

Autores

Palavras-chave:

Literatura Comparada, Abel Posse (1978), Lope de Aguirre, Novo Romance Histórico Latino-americano.

Resumo

RESUMO: Ao analisar o romance Daimón (1978), de Abel Posse, buscamos apresentar aspectos relacionados à liberdade criativa na configuração da personagem realizada sob os preceitos do novo romance histórico latino-americano. A obra traz como protagonista a personagem Lope de Aguirre, cuja imagem se constrói entre o real e o fictício: o primeiro pela sua participação na expedição espanhola comandada por Pedro de Ursúa, em 1560, na jornada de Omagua y El dorado; o segundo por sua história ser recontada em uma escrita híbrida, aspecto que projeta a personagem entre os campos do concreto – história – e da ficção – romance. Nesse sentido, esta análise propõe examinar e explicitar a presença de recursos literários nessa releitura, apontando as contribuições dessa proposta na desfragmentação da figura anti-heroica da personagem. Como aporte teórico, buscamos respaldo em Aracil Varón (2004), Tacconi (2013), Aínsa (1991) e Menton (1993), além das Crônicas organizadas na obra de Gonzales & Tur (1981). 

Biografia do Autor

Alceni Elias Langner, Unioeste - Campus Cascavel (PR)

Graduado em Letras – Português/Espanhol pela Universidade Federal da Fronteira Sul (Campus Realeza-PR). Aluno do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Letras, área de concentração em Linguagem e Sociedade, Nível de Mestrado; Atuante na linha de pesquisa Linguagem Literária e Interfaces Sociais: Estudos Comparados. Integrante do grupo de pesquisa “Ressignificações do passado na América Latina: leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização”, coordenado pelo Prof. Dr. Gilmei Francisco Fleck. Colaborador do projeto de extensão “Estudos das teorias contemporâneas de análise literária - segunda fase”, vinculado ao PELCA – Programa de Ensino de Literatura e Cultura/PROEX-Unioeste-Cascavel. Colaborador do Projeto de Extensão “Ensino de Língua e Literatura: Algumas reflexões” coordenado pela professora Terezinha da Conceição Cosa-Hübes.

Gilmei Francisco Fleck, Unioeste (Campus Cascavel)

Professor Adjunto da UNIOESTE / Cascavel na Graduação e Pós-graduação em Letras nas áreas de Literatura e Cultura Hispânicas. Pós-doutor em Literatura Comparada e Tradução por UVigo / Vigo-Espanha, com bolsa da CAPES, Doutor em Letras pela UNESP / Assis. Coordenador do PELCA: Programa de Ensino de Literatura e Cultura e Coordenador do Projeto de Pesquisa "Ressignificações do passado na América: leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção-vias para a descolonização". (Chicofleck@yahoo.com.br).

Downloads

Publicado

2018-01-03

Como Citar

Langner, A. E., & Fleck, G. F. (2018). LOPE DE AGUIRRE: ASPECTOS DO NOVO ROMANCE HISTÓRICO LATINO-AMERICANO EM DAIMÓN (1978). Revista Língua&Literatura, 19(33), 131–145. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/2478