LOPE DE AGUIRRE: ASPECTOS DO NOVO ROMANCE HISTÓRICO LATINO-AMERICANO EM DAIMÓN (1978)
Palavras-chave:
Literatura Comparada, Abel Posse (1978), Lope de Aguirre, Novo Romance Histórico Latino-americano.Resumo
RESUMO: Ao analisar o romance Daimón (1978), de Abel Posse, buscamos apresentar aspectos relacionados à liberdade criativa na configuração da personagem realizada sob os preceitos do novo romance histórico latino-americano. A obra traz como protagonista a personagem Lope de Aguirre, cuja imagem se constrói entre o real e o fictício: o primeiro pela sua participação na expedição espanhola comandada por Pedro de Ursúa, em 1560, na jornada de Omagua y El dorado; o segundo por sua história ser recontada em uma escrita híbrida, aspecto que projeta a personagem entre os campos do concreto – história – e da ficção – romance. Nesse sentido, esta análise propõe examinar e explicitar a presença de recursos literários nessa releitura, apontando as contribuições dessa proposta na desfragmentação da figura anti-heroica da personagem. Como aporte teórico, buscamos respaldo em Aracil Varón (2004), Tacconi (2013), Aínsa (1991) e Menton (1993), além das Crônicas organizadas na obra de Gonzales & Tur (1981).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Língua & Literatura foi licenciada com uma Licença CreativeCommons - Atribuição Não Comercial – Sem derivados 3.0 Não Adaptada.
Língua & Literatura não passa a deter os créditos sobre ensaios publicados. Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.