Redes sociais como instrumento para formação de leitores literários: Uma possibilidade?
Resumo
Sabemos que a formação de leitores é um processo que se inicia na infância, com os amigos e familiares de cada criança, e se desenvolve na escola, principal instituição para tornar a leitura um hábito e a partir dela formar cidadãos críticos. Também sabemos que nesse percurso há falhas que precisam ser superadas. No campo de atuação escolar, a leitura precisa ser otimizada com exploração de estratégias de leitura variadas que permitiram, pelo menos em parte, o maior ou menor sucesso de cada leitor. A partir dessas premissas, entendemos que a leitura de literatura é um ponto central para formar bons leitores e que ela precisa ser repensada para que as suas práticas sejam melhor associadas ao contexto escolar que vivenciamos atualmente. Nessa perspectiva, este trabalho busca apresentar reflexões sobre a formação de leitores literários na escola e o diálogo que se pode empreender entre ensino e tecnologias digitais. Para tanto, traz uma abordagem de como redes sociais podem ser otimizadas enquanto recurso de aprendizagem e ensino para motivação e leitura de contos brasileiros contemporâneos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Língua & Literatura foi licenciada com uma Licença CreativeCommons - Atribuição Não Comercial – Sem derivados 3.0 Não Adaptada.
Língua & Literatura não passa a deter os créditos sobre ensaios publicados. Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.