O riso desconcertante em Il fu Mattia Pascal: lições de umorismo

Autores

  • ANDREA QUILIAN DE VARGAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)
  • ROSANI KETZER UMBACH UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)

Palavras-chave:

Pirandello, Mattia Pascal, umorismo

Resumo

O escritor siciliano Luigi Pirandello foi um hábil administrador de sua obra. Por intermédio de personagens que migram de uma tipologia textual para outra, romances, poesias, contos, peças e ensaios críticos se conectam perfeitamente. Um dos exemplos dessa sincronia é a relação entre o romance Il fu Mattia Pascal e o ensaio L’Umorismo. O primeiro se configura como um experimento artístico que, nos primórdios do século XX, contrariou o objetivismo do Naturalismo; o segundo é o texto teórico que explica o umorismo (estética que norteou toda a produção de Pirandello), o qual consiste em uma atividade reflexiva que propõe uma desestabilização dos ideais de arte como um esquema logicamente ordenado. Neste trabalho, buscamos apontar características do protagonista de O falecido Mattia Pascal que o aproximam da ideia de arte umoristica de Pirandello.

 

Biografia do Autor

ANDREA QUILIAN DE VARGAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)

MESTRA EM ESTUDOS LITERÁRIOS PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA(UFSM), DOUTORANDA EM ESTUDOS LITERÁRIOS NA MESMA INSTITUIÇÃO.

ROSANI KETZER UMBACH, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)

Professora no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), coordenadora da linha de pesquisa Literatura, comparatismo e crítica social.

Downloads

Publicado

2016-09-06

Como Citar

DE VARGAS, A. Q., & UMBACH, R. K. (2016). O riso desconcertante em Il fu Mattia Pascal: lições de umorismo. Revista Língua&Literatura, 18(31), 124–139. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/2173