Borges, um assíduo personagem de contos latino-americanos: as releituras ficcionais de Mempo Gardinelli

Autores

  • Isis Milreu Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Resumo

Além de ser objeto de inúmeros estudos críticos e acadêmicos, Jorge Luis Borges foi convertido em personagem de várias narrativas em diversos países. Na América Latina, a sua literaturização está presente, principalmente, em contos. Consideramos ser relevante analisar essas obras, pois representam um procedimento crescente no âmbito literário latino-americano contemporâneo. Visando a contribuir com a discussão desse assunto, nesse trabalho examinaremos como o autor argentino foi ficcionalizado em dois contos de Mempo Giardinelli: “La entrevista” (1979) e “El libro perdido de Borges” (2005). Assim, investigaremos os objetivos de Giardinelli ao literaturizar o escritor e como dialogou com a poética borgeana e a história da literatura em suas ficções.

Biografia do Autor

Isis Milreu, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Doutora em Letras (Área de Literatura e Vida Social) pela UNESP-Assis. Professora de Literaturas Hispânicas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Downloads

Publicado

2015-09-04

Como Citar

Milreu, I. (2015). Borges, um assíduo personagem de contos latino-americanos: as releituras ficcionais de Mempo Gardinelli. Revista Língua&Literatura, 17(28), 21–35. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/1785