ALÉM E AQUÉM DO OUTRO LADO UM ESTUDO SOBRE A POÉTICA SURREALISTA E ANTIMIMÉTICA DE CLAUDIO WILLER.docx
Palavras-chave:
Claudio Willer. Surrealismo. Arte "antimimética".Resumo
Este ensaio possui dois objetivos principais, a saber, discutir alguns aspectos fundamentais do surrealismo e, como, concomitantemente a esta vanguarda histórica, Claudio Willer potencializa a imagem poética ressignificando a realidade. Assim, tanto a valorização do par ação/introspecção, salientada por Jacqueline Chénieux-Gendron, bem como a tendência por uma visão “antimimética” (mais velada) da realidade, ou ainda, o elogio do aparato psíquico frente ao caminho restrito da razão e do sensitivo, são todos aspectos notáveis. Estas características, presentes no surrealismo, aparecem igualmente, como demonstraremos, em Willer, através de sua postura inovadora e fecunda. Ademais, O surrealismo (CHÉNIEUX-GENDRON), a História desenvolta do Surrealismo (DUPUIS), Manifestos do Surrealismo (BRETON) e O arco e a lira (PAZ), constituem-se no referencial teórico principal do trabalho. Já a reunião da poesia de Willer, publicada sob o título Estranhas experiências e outros poemas, representa a linguagem-objeto do ensaio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Língua & Literatura foi licenciada com uma Licença CreativeCommons - Atribuição Não Comercial – Sem derivados 3.0 Não Adaptada.
Língua & Literatura não passa a deter os créditos sobre ensaios publicados. Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.