DESCONSTRUÇÃO DA REPRESENTAÇÃO DO FEMININO E MASCULINO EM DIADORIM

Autores

  • Hellen Maria Duarte Oliveira Mestranda em Letras: Linguagens e Representações, pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Sandra Maria Pereira do Sacramento Professora titular da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Élida Paulina Ferreira Professora titular da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Palavras-chave:

Desconstrução, Gênero, Grande Sertão Veredas,

Resumo

Este estudo busca evidenciar como a representação do feminino e masculino é desconstruída a partir da/do personagem Diadorim na obra Grande Sertão: Veredas (2001), de João Guimarães Rosa. Realizou-se inicialmente pesquisa bibliográfica sobre Desconstrução em Jacques Derrida (2008) e a concepção de gênero em Judith Butler (2008). Em função do contexto exposto pela pesquisa bibliográfica, foram selecionados trechos da obra de estudo, para averiguar de que maneira o feminino e o masculino são representados na/no personagem. A partir desse estudo, espera-se contribuir com a pesquisa na área, abrindo a perspectiva para aprofundarmos e complementarmos as discussões em relação aos conceitos mobilizados por Derrida, na perspectiva dos estudos da Desconstrução juntamente com a concepção de gênero exposta por Judith Butler. Espera-se contribuir para uma maior reflexão sobre a desconstrução, gênero e representação, levando em conta os espaços produzidos pela língua e as diferenças que as norteiam.

Biografia do Autor

Hellen Maria Duarte Oliveira, Mestranda em Letras: Linguagens e Representações, pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Mestranda em Letras: Linguagens e Representações, pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Graduada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2012). Foi bolsista de Iniciação científica do programa ICB/UESC (2009-2010) com projeto voltado para a produção de materiais didáticos utilizando as novas tecnologias para professores de Inglês da região de abrangência da UESC. Foi bolsista do programa PIBIC/Cnpq (2010-2011) e do programa FAPESB (2011-2012) com projetos de pesquisa em torno dos estudos da linguagem na perspectiva da tradução e desconstrução do filósofo francês Jacques Derrida.

Sandra Maria Pereira do Sacramento, Professora titular da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Doutora em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professora titular (plena) em Teoria Literária, na Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus, Bahia, onde coordenou o programa em Letras: Linguagens e Representações, aprovado pela Capes, em 2007. Desenvolveu pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Poitiers, na França com a Profa. Dra. Ria Lemaire, 2012-2013. É Membre Associé Étranger do Centre de Recherches Latino-Américaines- ARCHIVOS, da Universidade de Poitiers, do GT Mulher e Literatura da ANPOLL e da Rede de Estudos Avançados em Leitura. - RELER, grupo ligado à Cátedra UNESCO de Leitura- PUC/Rio.

Élida Paulina Ferreira, Professora titular da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

possui graduação em Letras pela Universidade de Brasília (1985), mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1988) e doutorado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Santa Cruz. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, atuando principalmente na área de tradução, numa interface com a desconstrução de Jacques Derrida. Atua, ainda, na área de ensino de Língua Estrangeira.

Downloads

Publicado

2015-05-21

Como Citar

Oliveira, H. M. D., Sacramento, S. M. P. do, & Ferreira, Élida P. (2015). DESCONSTRUÇÃO DA REPRESENTAÇÃO DO FEMININO E MASCULINO EM DIADORIM. Revista Língua&Literatura, 16(27), 94–109. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/1529