Inter/transdisciplinaridade e o ensino de inglês para fins específicos: um estudo com um grupo de alunos do curso Tecnologia em Sistemas para Internet
Palavras-chave:
interdisciplinaridade, língua inglesa, línguas estrangeirasResumo
O presente estudo tem por objetivo verificar os aspectos de interdisciplinaridade e transdisciplinaridade identificados em uma experiência de ensino da língua inglesa para fins específicos. O estudo de caso envolve um grupo de alunos do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet do IFRS/Câmpus Porto Alegre e a abordagem de ensino utilizada foi o estudo de estratégias de leitura aplicadas à leitura técnica de textos da área do interesse do curso. O envolvimento diferenciado dos alunos na disciplina instigou um estudo detalhado dos procedimentos aplicados a fim da identificar os fatores que geraram uma postura otimizada dos alunos em relação ao seu aprendizado. A interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade foram identificadas como aspectos provocadores desse ambiente favorecido ao aprendizado, as quais foram assim denominadas a partir das observações da professora da disciplina e das percepções levantadas pelos alunos em dados coletados ao final do curso. Os resultados desse estudo indicam os benefícios imediatos e diretamente observáveis em um contexto de aprendizado onde foi possível aplicar a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade em seus diferentes momentos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Língua & Literatura foi licenciada com uma Licença CreativeCommons - Atribuição Não Comercial – Sem derivados 3.0 Não Adaptada.
Língua & Literatura não passa a deter os créditos sobre ensaios publicados. Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.