Inter/transdisciplinaridade e o ensino de inglês para fins específicos: um estudo com um grupo de alunos do curso Tecnologia em Sistemas para Internet

Autores

  • Cláudia Silva Estima Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Câmpus Porto Alegre
  • Rui Manoel Cruse IFRS/Câmpus Porto Alegre

Palavras-chave:

interdisciplinaridade, língua inglesa, línguas estrangeiras

Resumo

O presente estudo tem por objetivo verificar os aspectos de interdisciplinaridade e transdisciplinaridade identificados em uma experiência de ensino da língua inglesa para fins específicos. O estudo de caso envolve um grupo de alunos do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet do IFRS/Câmpus Porto Alegre e a abordagem de ensino utilizada foi o estudo de estratégias de leitura aplicadas à leitura técnica de textos da área do interesse do curso. O envolvimento diferenciado dos alunos na disciplina instigou um estudo detalhado dos procedimentos aplicados a fim da identificar os fatores que geraram uma postura otimizada dos alunos em relação ao seu aprendizado. A interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade foram identificadas como aspectos provocadores desse ambiente favorecido ao aprendizado, as quais foram assim denominadas a partir das observações da professora da disciplina e das percepções levantadas pelos alunos em dados coletados ao final do curso. Os resultados desse estudo indicam os benefícios imediatos e diretamente observáveis em um contexto de aprendizado onde foi possível aplicar a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade em seus diferentes momentos.

Biografia do Autor

Cláudia Silva Estima, Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Câmpus Porto Alegre

Doutora em Estudos da Linguagem e Professora de língua inglesa do IFRGS/Câmpus Porto Alegre  / Área de Letras e Artes

Rui Manoel Cruse, IFRS/Câmpus Porto Alegre

Doutor em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas e professor de Língua Inglesa do IFRS/Câmpus Porto Alegre

Downloads

Publicado

2015-05-21

Como Citar

Estima, C. S., & Cruse, R. M. (2015). Inter/transdisciplinaridade e o ensino de inglês para fins específicos: um estudo com um grupo de alunos do curso Tecnologia em Sistemas para Internet. Revista Língua&Literatura, 16(27), 166–187. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/1522