Classes e funções gramaticais através de textos: uma proposta para o ensino de língua materna à luz da Linguística Textual
Resumo
Este trabalho é caracterizado por uma pesquisa de campo, envolvendo escolas públicas e particulares de Frederico Westphalen, de 5a a 8a séries. Essa tarefa investiga o uso das classes e funções gramaticais nesses estabelecimentos de ensino.Após a realização da pesquisa de campo, o grupo apresenta uma proposta que prioriza o texto como ponto de partida para o tratamento das questões gramaticais. Sua fundamentação teórica postula os paradigmas tradicional, estrutural, gerativo e textual.
Assim, o objetivo desse trabalho é uma tentativa de reflexão sobre fatos da língua em uma concepção metodológica que considera o texto como unidade fundamental para o ensino da língua materna.
O presente artigo aborda somente a unidade da proposta metodológica para classes e funções gramaticais através de textos.
Publicado
2012-04-09
Como Citar
Hoffmann, A. E., Bossoni, I. S. C., Fornari, M., Marion, M. L., & Gregolon, V. M. (2012). Classes e funções gramaticais através de textos: uma proposta para o ensino de língua materna à luz da Linguística Textual. Revista Língua&Literatura, 1(3), p. 79–134. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/12
Edição
Seção
Artigos
Licença
A Revista Língua & Literatura foi licenciada com uma Licença CreativeCommons - Atribuição Não Comercial – Sem derivados 3.0 Não Adaptada.
Língua & Literatura não passa a deter os créditos sobre ensaios publicados. Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.